
Edifícios com mais de 3 andares, muita luz e caixotes do lixo em cada esquina, uma realidade completamente diferente. Só algumas horas juntos, muitas gargalhadas e parece que voltou tudo ao que era :D
Faz hoje 3 meses desde a minha chegada a Goa, e devo dizer que apesar de todas as dificuldades que atravessei, e algumas que ainda estou a tentar resolver, o tempo até passou depressa! Mas as coisas melhoraram bastante, embora continue ocupadíssimo com vários trabalhos e com pouco tempo para mais que isso, conformei-me com a situação e até aprendi com isso. Já ganho o suficiente para fazer face às despesas do dia-a-dia e além disso vou fazendo alguns trabalhinhos na minha área, o que é muito bom. A minha motivação neste momento é adiantar o máximo de trabalho que conseguir e poupar ao máximo. Vou aproveitar agora estes dias 5 em Macau e em Janeiro, quando receber cá o Luca (grande amigalhaço italiano) tentar viajar um pouco por Goa e visitar um monte de sítios que quero ver desde que cheguei.
Mas é engraçado olhar para trás, para os meus primeiros dias cá, para a forma como encarava o dinheiro e como isso se alterou durante estes 3 meses. Numa conversa de café o Nuno já me tinha alertado “Tu aqui não podes pensar mais na conversão do euro, e que tudo parece barato, tens que pensar apenas em rupias.” Percebi o que ele queria dizer mas não compreendia na altura a total dimensão da coisa. Agora sim, lembro-me de compras que fiz que agora me parecem um luxo. Tudo me parecia tão barato, então não fazia muita selecção no que consumia. A partir do momento em que terminaram os euros, e comecei a depender apenas do (mísero) salário que me pagam cá, as coisas mudaram de figura. Mas entretanto os hábitos mudaram, bastante. O que não quer dizer que a qualidade de vida tenha baixado, acho que pelo contrário. Com o tempo começamos a descobrir onde comprar melhor e mais barato. No que diz respeito à alimentação penso que tem sido bem saudável, já que maioritariamente como pratos vegetarianos, como toda a gente aqui. E o facto de neste momento estar a pesar mais do que em toda a minha vida, só comprova isso :)
Agora estes 2 meses e meio que faltam acredito que vão passar a correr, e daqui a nada estarei em casa novamente.
Até parece mentira que já se passaram 10 dias desde a última vez que escrevi aqui no blog, e não foi por não se ter passado nada de interessante, esta última semana até foi bem agitada! Muito trabalho, para compensar a semana do IFFI, então o tempo livre tem sido bem pouco. Além disso têm acontecido algumas coisas boas, o que também ajuda muito a levantar o ânimo! Quando aqui cheguei foi me “prometido” que se fizesse bem o trabalho que me era pedido (a catalogação de livros) e se mostrasse força de vontade e motivação para isso, ser-me-ia dada a oportunidade de trabalhar naquilo que mais gosto, na área do audiovisual. Pois é com muita satisfação que digo que a promessa foi cumprida e que já andei aí a fazer umas coisitas, um logótipo e duas animações em vídeo, uma destas animações foi me pedida para iniciar o próximo programa do Contacto Goa, que irá para o ar na próxima terça-feira, 22 de Dezembro, na RTPi. Não ficou nada de especial porque também foi feito com pouco tempo e um bocado “em cima do joelho”, mas o resultado até ficou engraçado e o mais importante é que serviu o propósito. A outra animação é suposto ser uma espécie de identidade de uma empresa, parte integrante de um vídeo promocional (10 a 15 minutos) que estou a preparar para essa mesma empresa e por cuja produção/realização/montagem estou agora responsável. Este último trabalho valeu-me uma grande recompensa, poder visitar uma grande amiga (já é mais como uma irmã!) a Macau! Foi-me oferecida a viagem de avião até Hong Kong, que vai acontecer já no dia 29, e de volta no dia 2 de Janeiro. Por isso bons dias se aproximam :D Em 28 anos será o primeiro Natal/fim de ano passado longe de casa, por isso vai ser muito bom fazer a passagem de ano com a melhor amiga do mundo :)
Tenho pena de não poder mostrar nenhum destes trabalhos por enquanto, mas assim que a velocidade da internet o permitir coloco-os aqui ;)
"You're born, you take shit. Get out in the world, you take more shit. Climb a little higher, you take less shit. Until one day, you're up in the rarefied atmosphere... ...and you've forgotten what shit even looks like. Welcome to the layer cake, son."
Michael Gambon - Layer Cake
Infelizmente é mesmo assim, e chama-se subir na vida. E já agora se ainda não o fizeram, vejam o filme!
O estádio Don Bosco foi pequeno para acolher toda a massa associativa que se deslocou em peso a este recinto para assistir à apresentação da mais recente aquisição do Lusofonia Futebol Clube. Marco Lopes é Natural da ilha da Madeira mas foi em terras continentais que começou a dar nas vistas. Mas já em campo o jogador era notório algum cansaço fruto de falta de ritmo, desentendimentos entre os dois clubes obrigaram a que o jogador ficasse parado durante os últimos dois meses. Na tradicional peladinha "Madeiras", como é carinhosamente conhecido entre os colegas, foi o autor do único golo da sua equipa e viu outro remate seu embater na trave, mas não conseguiu evitar que a equipa do lado contrário ganhasse o jogo. Em conferência de imprensa o madeirense confessou estar em baixo de forma mas prometeu "trabalhar afincadamente nos próximos dias, não apenas para recuperar a minha forma física e ajudar o meu clube mas também para me adaptar ao futebol indiano" ao que alguém na sala respondeu "...é, sumos!". Antes de abandonar a sala de conferências o jogador fez questão de deixar uma mensagem de apreço à seu agente: "Nalini, obrigado por me emprestares as sapatilhas!".