sábado, 17 de outubro de 2009

Divali

A noite passada celebrou-se o Divali (Diwali), e foi o meu primeiro contacto próximo com a cultura goesa/indiana. Acompanhei a equipa do Contacto Goa na rua enquanto procuravam pelas efígies (Narkasur) mais impressionantes para filmar. E elas estavam em todo o lado, praticamente em cada esquina havia uma ou duas destas autênticas obras de arte gigantes. É no mínimo impressionante o tempo e dedicação que é despendido já que é tudo feito à mão, e algumas delas trabalhadas ao mais pequeno pormenor.
Ao amanhecer, por volta das 5 da manhã, elas são queimadas ao som da música e do fogo de artifício.
Fomos até Margao assistir a uma competição onde cada "troop" recriava a luta e a posterior morte do terrível Narkasur pelo Deus Krishna.
Tenho alguns videos mas ainda não estão prontos, por enquanto fiquem com a história e algumas fotos:

"É a festa da luz. Segundo a lenda, Goa era governada pelo demónio King Narkasur, que foi morto por Lord Krishna usando o seu famoso “chakra sudharshan” (um disco com espigas). Para iniciar o festival de Diwali, são construídas efígies enormes de Narkasur, que depois são levadas em procissão e queimadas pela madrugada no meio do fogo de artifício. O povo Hindu acende as lâmpadas das suas casas para marcar o fim das trevas e o início da luz e do triunfo do bem sobre o mal."

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Sem comentários:

Enviar um comentário