Senti-me português, e não pude deixar de sentir orgulho nisso. Velha Goa (Old Goa) foi onde os portugueses primeiro se instalaram, ao chegar à Índia, e acabaram por estabelecer a capital do verdadeiro império que viriam a conquistar. Graças à sua localização estratégica, à entrada do rio Mandovi, Velha Goa foi durante muitos anos passagem obrigatória para muitas rotas comerciais, era mesmo conhecida como "Roma do Oriente". Mas não vou estar aqui a citar o que já é história, realço sim como é arrepiante estar a caminhar nos exactos locais onde essa história realmente aconteceu. Questões éticas à parte, é no mínimo impressionante os feitos conseguidos neste lado do mundo, mais não seja pela "simples" ousadia de se meter num barco e navegar em direcção ao desconhecido com a determinação de conquistar tudo e todos.
Sim já todos sabemos isso dos livros de História, mas estar aqui e presenciar com os nossos sentidos a forma como esses feitos influenciaram (e de que maneira) toda uma cultura, é uma experiência única! Apesar de tudo, hoje Velha Goa, além dos monumentos igrejas e museus, parece ser um local quase deserto. Infelizmente não tive tempo para ver tudo mas foi o que me pareceu. Não tinha paciência para tirar muitas fotos, e em alguns sítios onde o queria fazer fui impedido pelos funcionários.
Basílica do Bom Jesus:
Ruínas:
E claro, recuperar as forças depois com a boa da comida indiana, e neste caso caseira :) 
Esta esplanada improvisada é o pátio daquele senhor na foto, que mora mesmo em frente à Basílica. Uns bolinhos deliciosos de peixe com alguns vegetais e especiarias e pão ainda quente de um vendedor que acabava de passar na estrada. Extremamente simpático e conversador o senhor, é cristão e fala português, desabafava que os Hindus não aceitam/respeitam a comunidade cristã e pouco fazem para a manter. Garantiu-me que não me estava a cobrar mais por ser estrangeiro, "Eu sou cristão, cobro todos igual!". De onde venho, ser cristão nunca impediu ninguém de fazer os seus trocos :P 

Sem comentários:
Enviar um comentário