sábado, 28 de novembro de 2009

International Film Festival of India


Acho que o nome diz tudo! Não faço ideia de quantos filmes são exibidos mas são muitos. Durante 10 dias são 6 salas com cerca de 5 exibições cada uma, por dia. E ainda há outra sala apenas para documentários e curtas-metragens. Com filmes de todos os cantos do mundo, e de todos os géneros, a dificuldade está mesmo em escolher quais ver. Os bilhetes estão limitados a 3 por dia, mas mesmo que não estivessem seria impossível vê-los a todos. Então estes dias, para grande pesar da minha consciência, tenho passado grande parte do meu tempo a ver filmes, curtas e documentários. Algum trabalho pelo meio, mas pouco eheh. De certa forma estou a compensar pelo pouco tempo livre que tive este mês, então aproveito estes últimos dias para me baldar um bocado, acho que mereço. Ainda por mais com um cartão oferecido que me dá entrada livre para todos os dias do festival esta é uma oportunidade de ouro que não posso perder! Hoje foi um dia dedicado à cinematografia, e começou cedo, 9:30 estava a começar a assistir a um filme da Estónia muito bom-The class. Assisti a um debate sobre a censura na televisão e cinema na Índia, vi outro filme e algumas curtas e o dia ainda não terminou, às 9:30 vou ver um filme Polaco entitulado "God´s little village". O festival termina no dia 3, depois disso (se houver paciência!) faço uma lista de tudo o que consegui ver e o que aconselho ;)
O povo Indiano é, sem dúvida, o mais pacífico e descontraído que tive a oportunidade de conhecer. Mas por vezes essas características são levadas ao extremo (como com quase tudo aqui na Índia) e claro, trazem consequências menos agradáveis. Sabem aquela distância de segurança que que as pessoas mantêm entre elas, que depende do grau de intimidade e que varia de país para país? Pois aqui ela simplesmente não existe! ahah, eles tocam, esfregam-se, empurram e tentam mesmo passar à frente nas filas como se nós nem ali estivéssemos, chega mesmo a ser impressionante. Há que ter mesmo muita paciência e compreensão para evitar chatisses, acreditem! Mas dentro da sala de cinema é que essa paciência se pode facilmente transformar em desespero, eles conversam, falam ao telemóvel, entram e saem a meio do filme, tossem, arrotam, ressonam, cheiram mal...Enfim, volto a dizer, muita paciência...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pensamento do dia

"You're born, you take shit. Get out in the world, you take more shit. Climb a little higher, you take less shit. Until one day, you're up in the rarefied atmosphere...  ...and you've forgotten what shit even looks like.  Welcome to the layer cake, son."
Michael Gambon - Layer Cake
Infelizmente é mesmo assim, e chama-se subir na vida. E já agora se ainda não o fizeram, vejam o filme!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Marco Lopes já assinou pelo Lusofonia Futebol Clube!

O estádio Don Bosco foi pequeno para acolher toda a massa associativa que se deslocou em peso a este recinto para assistir à apresentação da mais recente aquisição do Lusofonia Futebol Clube. Marco Lopes é Natural da ilha da Madeira mas foi em terras continentais que começou a dar nas vistas. Mas já em campo o jogador era notório algum cansaço fruto de falta de ritmo, desentendimentos entre os dois clubes obrigaram a que o jogador ficasse parado durante os últimos dois meses. Na tradicional peladinha "Madeiras", como é carinhosamente conhecido entre os colegas, foi o autor do único golo da sua equipa e viu outro remate seu embater na trave, mas não conseguiu evitar que a equipa do lado contrário ganhasse o jogo. Em conferência de imprensa o madeirense confessou estar em baixo de forma mas prometeu "trabalhar afincadamente nos próximos dias, não apenas para recuperar a minha forma física e ajudar o meu clube mas também para me adaptar ao futebol indiano" ao que alguém na sala respondeu "...é, sumos!". Antes de abandonar a sala de conferências o jogador fez questão de deixar uma mensagem de apreço à seu agente: "Nalini, obrigado por me emprestares as sapatilhas!".

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Saudades?

Fazem agora exactamente 2 meses desde que saí de casa, claro que sinto saudades de muitas coisas em Portugal, nem começo a enumerá-las pois a lista seria extensa. Mas por outro lado tem sido um autêntico alívio em relação a outras, tanto que é como se tivesse levado uma lavagem cerebral e só raramente tenho uma espécie de "flashback" (ou quando abro a página do sapo) e penso "eixxx, pois é, nunca mais tive que levar com isto!".

Eis o top 3:

1º- Ser constantemente bombardeado pela tv, rádio, jornais, com notícias/avisos/informações sobre a Gripe A;
2º- Conspirações sobre a morte e tudo o mais do Michael jackson;
3º- As habituais polémicas parvas do futebol, por outras palavras, conversa de café.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Mais fotos bonitas ;)

No outro dia, ao descer uma colina, deparei-me com esta vista!

Não me importava de morar ali :P

...ou aqui:


Mais fotos? Vão ao Photobucket!

Trabalho

Pois é aqui que tenho passado os últimos dias, na biblioteca do Seminário da Nossa Senhora, em Saleigão. É um sítio agradável, calmo, como devem imaginar. Trato toda a gente por "father" e "sister". Ali está ele ao fundo, escondido entre as árvores:
São estes livros que estou a catalogar

Têm passado pelas minhas mãos autênticas relíquias, muitos deles acredito que sejam exemplares raros. Muita história presente nestas páginas, por vezes sinto curiosidade em ler com mais atenção mas infelizmente não há tempo para isso. Retiro apenas a informação que necessito e volto a colocá-los de volta à estante empoeirada.

É frequente encontrar livros neste estado, abri-los e folhear as folhas tem que ser feito com extremo cuidado pois o papel desfaz-se, literalmente. Infelizmente alguns deles estão em tal estado de deterioração que é impossível retirar qualquer informação, o tempo não perdoa. Ontem catalogava uns livros de título "O pensamento de Salazar", com discursos feitos pelo próprio Oliveira Salazar. Então que música começa a tocar de forma aleatória no itunes? Nem mais nem menos que "Grandola Vila Morena" de Zeca Afonso.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Concurso da Canção Portuguesa

Carol, o que é o teu "Macao International Music Festival" ao lado destas verdadeiras pérolas? Foi no passado Domingo o Concurso da Canção Portuguesa - Quem Canta Seus Males Espanta...e devo dizer que alguns deles, a cantar daquela forma, espantavam mesmo! ahah
Mas apesar de tudo foi um momento de descontracção (com algumas risadas pelo meio) e até deu para matar saudades, alguns até cantavam bem e em bom Português :)
O teclado irritante estava presente em quase todas.

Vestidas a rigor:

E claro, o fado:
Nem aqui me vejo livre do Tony Carreira!

Acredito que tenham ouvido muitas versões da "Os filhos da Nação" dos Quinta do Bill, mas aposto que nenhuma como esta...preparem-se. Adoro como eles começam lol, ah e esta foi a segunda tentativa, na primeira a rapariga do teclado parou de tocar porque achava que o som não estava a sair...mas estava ahah:

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Domingo, roupa lavada, caminha feita, bora até Velha Goa!

Senti-me português, e não pude deixar de sentir orgulho nisso. Velha Goa (Old Goa) foi onde os portugueses primeiro se instalaram, ao chegar à Índia, e acabaram por estabelecer a capital do verdadeiro império que viriam a conquistar. Graças à sua localização estratégica, à entrada do rio Mandovi, Velha Goa foi durante muitos anos passagem obrigatória para muitas rotas comerciais, era mesmo conhecida como "Roma do Oriente". Mas não vou estar aqui a citar o que já é história, realço sim como é arrepiante estar a caminhar nos exactos locais onde essa história realmente aconteceu. Questões éticas à parte, é no mínimo impressionante os feitos conseguidos neste lado do mundo, mais não seja pela "simples" ousadia de se meter num barco e navegar em direcção ao desconhecido com a determinação de conquistar tudo e todos.


Sim já todos sabemos isso dos livros de História, mas estar aqui e presenciar com os nossos sentidos a forma como esses feitos influenciaram (e de que maneira) toda uma cultura, é uma experiência única! Apesar de tudo, hoje Velha Goa, além dos monumentos igrejas e museus, parece ser um local quase deserto. Infelizmente não tive tempo para ver tudo mas foi o que me pareceu. Não tinha paciência para tirar muitas fotos, e em alguns sítios onde o queria fazer fui impedido pelos funcionários.

Basílica do Bom Jesus:



Ruínas:

E claro, recuperar as forças depois com a boa da comida indiana, e neste caso caseira :)

Esta esplanada improvisada é o pátio daquele senhor na foto, que mora mesmo em frente à Basílica. Uns bolinhos deliciosos de peixe com alguns vegetais e especiarias e pão ainda quente de um vendedor que acabava de passar na estrada. Extremamente simpático e conversador o senhor, é cristão e fala português, desabafava que os Hindus não aceitam/respeitam a comunidade cristã e pouco fazem para a manter. Garantiu-me que não me estava a cobrar mais por ser estrangeiro, "Eu sou cristão, cobro todos igual!". De onde venho, ser cristão nunca impediu ninguém de fazer os seus trocos :P

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

E as compras de hoje foram:




Eis o que se pode comprar no mercado por 117 Rupias (cerca de 1.70€):

- Cogumelos 30 Rs;
- Couve, 5 Rs;
- Cebolas 5 Rs;
- Papaia 30 Rs;
- Banana 30 Rs;
- Chamussas e companhia que agora não lembro o nome + pão, 17 Rs.

E agora vocês dizem "Eeeeix é bué de barato!" Sim, é barato se vierem pra cá cheios de euros, mas pra quem já gastou todos os euritos que tinha poupado no verão (leia-se eu) é preciso é pensar no que custa ganhar aqui esses 117 Rs. Mas por acaso acho o preço da comida bastante aceitável, uma papaia por exemplo custa o mesmo que uma dúzia de bananas (as bananas são vendidas à dúzia e não ao Kilo), mas também tem a ver com a abundância de papaias que há aqui. Pra ser sincero comprei por curiosidade, pois até agora não gostava de papaia, mas sendo um fruto tão caro e cobiçado lá em casa, decidi dar-lhe uma oportunidade :)
Estas chamussas vegetarianas são um autêntico espectáculo, compro ali a um senhor já velhinho que as faz mesmo à beira da estrada, ao lado do mercado. São mesmo muita boas, ainda hei-de lhe pedir a receita! Ao lado estão pimentas verdes cobertas com uma massa e fritas no óleo, também elas muito saborosas mas as bocas mais sensíveis que se afastem delas ;P

It´s alive!

Como tinha aqui referido antes, as formigas deram cabo da minha máquina. Sei que parece surreal, eu próprio não queria acreditar, mas elas lá conseguiram. Fiquei pior que estragado quando tentei ligá-la e a objectiva não saía da câmara, parecia que alguma coisa estava a prendê-la lá dentro. Conseguia colocar no modo "play" e ver as fotos que tinha tirado
anteriormente, mas fotografar...esquece. Mas não é por acaso que sou conhecido como o homem-que-conserta-tudo lol, então que nem o MacGyver agarrei na minha faca de cozinha (uma pessoa tem que se orientar com o que tem :P), consegui tirar os 8 parafusos, abri-a e
limpei-a. Não paravam de sair formigas lá de dentro! Mas apesar de ter perdido uma meia hora nisto continuava tudo na mesma, então decepcionado com o fracasso da minha "missão" voltei a fechá-la...e pra meu espanto, pra não falar na grande satisfação que foi, ela estava novamente funcional! :D A objectiva ainda custa um bocadinho a sair mas pelo menos já posso fotografar
outra vez. Não que goste muito de andar por aí armado em fotógrafo de câmara pendurada no pescoço, longe disso, detesto passar por turísta e ter toda a gente a olhar pra mim...imaginem então aqui na Índia onde mesmo sem câmara em punho, e por mais "invisível" que tente ser, todos me topam ao longe e ficam normalmente a olhar fixamente como se fosse uma espécie de alienígena! Não estou a gozar, é mesmo assim. Por vezes cumprimentam-me mesmo sem me
conhecer de lado algum, ou mandam aqueles "Yo man!". Tem a sua piada as primeiras vezes,
mas depois começa a ser chato, se bem que tudo o que eles querem é interagir de forma amigável. Anyway, sei que vocês gostam de fotos, e o "mãeestounaindia" também não seria tão
interessante sem elas não é? Hoje levei a câmara comigo e na volta do trabalho parei aqui e ali para registar algumas paisagens que acho mesmo paradisíacas. Então aqui vai, especialmente para vocês:
(podem ver todas as fotos aqui no Photobucket)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Re: Relíquia



Carol, esta vai especialmente pra tí! Ou melhor, a nós, à irmandade do clube Minipreço lol. Nem do outro lado do globo deixamos de ser fiéis ahah. Sinceramente também já nem me dava conta de que o tinha no porta-chave :)

Aqui não tá frio, longe disso, apesar da temperatura ter baixado durante a noite o que é muito bom e eu agradeço pois é bem melhor pra dormir. Tá ha hora do lusco-fusco, que aqui dura bem mais que os nossos 7/8 minutos. É a pior altura do dia pra sair à rua ou ter as janelas abertas, os mosquitos não perdoam, mesmo! No espaço de 2 minutos fui mordido praí umas 1o vezes :( Acho que é a desvantagem de ser uma pessoa doce ahahah :P

domingo, 1 de novembro de 2009

Um dia animado :D

E ainda bem, pois tava mesmo a precisar. Estes dias têm sido só casa trabalho e vice versa, não porque não tenha tempo pra mais nada mas porque as finanças assim o obrigam. Mas hoje foi um autêntico dia de praia, e com direito a comer num restaurante mesmo em frente ao mar, por baixo dos coqueiros e das palmeiras. A minha chefe resolveu fazer um almoço do seu aniversário e convidou o staff para uma mini-festa neste restaurante, bife de tubarão, xec xec de caranguejo, alguns aperitivos e alguns mergulhos pelo meio :D Escusado será dizer que a comida era muito boa, adorei comer tubarão, muito bom mesmo, e a praia era simplesmente espectacular. Foi um bom dia para desanuviar a cabeça e levantar o ânimo, confesso que estes últimos dias estive um pouco em baixo, as saudades vão crescendo e o facto de ainda estar a viver sozinho não ajuda nada...Por isso nada como um dia de brincadeira na água, muita risada e parvalheira, e depois do bolo cortado...casa eheh. Gostava de ter fotos pra vos mostrar, por isso mesmo é que levei a câmara comigo. Mas acreditem ou não as formigas conseguiram dar cabo dela, é só pra verem que este assunto das formigas é uma coisa séria, não apenas coisas da minha cabeça lol. Agora já nos meus aposentos, e para recuperar as forças, fruta com iogurte misturados no interior de um coco do qual já bebi a água :)