quinta-feira, 18 de março de 2010

A surpresa!


Parece que deixei muita expectativa no meu último post, tanto que algumas mães (incluindo a minha) já me vieram perguntar "e então, qual é a surpresa?". Mas já a vou divulgar, só espero é não desiludir ninguém eheh. Teria colocado mais cedo mas infelizmente estive sem poder utilizar o portátil nestes últimos dias. Então a surpresa é nada mais, nada menos, que um calendário 2010/2011 que preparei (e o qual terão que imprimir) com algumas das melhores fotos da minha estadia na Índia. Ainda não tive a oportunidade de imprimir para mim mas estou confiante que vai ficar engraçado, tenham só a atenção de organizar as folhas em frente e verso de forma a que o resultado final seja semelhante a um calendário de parede. Aconselho que o façam numa gráfica, e peçam para imprimir com um papel mais pesadito, sai mais caro mas o resultado final compensa. Depois é só encadernar ;)

Façam o download aqui

Caso tenham dificuldades em fazer o download do ficheiro (.pdf) é só deixar um comentário e eu envio por email.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Mãe estou quase a voltar da Índia!

Falta já menos de um dia para o meu regresso, e depois de tanta ansiedade nestes últimos dias, até custa a acreditar. Mas começam já a surgir aqueles pinguinhos de nostalgia. Para trás ficam mais de 5 meses do que foi certamente a maior e mais significativa experiência longe de casa, pelos bons momentos, mas também pelos menos bons. Houve dias difíceis, e houve alturas em que só apetecia desistir de tudo e voltar, por isso a minha aventura na Índia termina com um sabor a vitória por ter conseguido a força de vontade e resistência suficiente para estar aqui hoje. Muita coisa havia sido prometido antes da minha vinda, pelo que foi muito grande a desilusão causada pelas pessoas que me trouxeram cá. Felizmente tive o apoio de outras, sem o qual certamente teria mesmo desistido. Claro que não o demonstrei aqui no maeestounaindia para não deixar ninguém preocupado, e só o estou a referir agora para justificar, em parte, o meu desleixo a certa altura perante o blog. Ao fim de algum tempo, e no meio de tantas dificuldades, não é fácil manter o ânimo necessário para escrever. E para ajudar a festa, entretanto, o carregador do meu portátil estragou-se devido a um pico de corrente, então o uso do meu querido Macbook fica muito limitado, onde tenho guardadas as fotos, videos, etc. Muitas histórias e tantos outros momentos caricatos ficaram por contar, guardo-os para as conversas de café. E não dou o blog por encerrado, pois tenciono voltar à Índia um dia, mas desta vez sem trabalho, apenas para viajar e numa situação mais...confortável.
Deixo o calor e as praias de Goa e volto para uma Europa invadida pelo frio, um Portugal perturbado pelas chuvas e pelo vento, e uma Madeira a recuperar de uma destruição sem precedentes, mas volto feliz pois as saudades são muitas! O maeestounaindia tem uma surpresa reservada para os seus leitores, por isso fiquem atentos nos próximos dias ;)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fotos, queremos fotos!

Pois aqui estão elas:

Mais vale tarde que nunca

Long time no see. Já merecia um bom puxão de orelhas, eu sei. Há mais de duas semanas que não dou sinais de vida eheh, e não vou mentir, já vai faltando a paciência e ultimamente simplesmente deixo-me render à preguiça! Mas volto com boas notícias. A primeira é que comecei finalmente a explorar o outro lado de Goa, é como se vivesse uma vida diferente agora na recta final. Muita festa, praia... já que para todos os efeitos não passo de um turista aqui, mais vale tirar partido disso né? Mas as coisas melhoraram bastante ultimamente, já quase nem me reconheço como o habitual "Indiwoods". Mesmo assim a ansiedade de voltar a Portugal já é grande, e agora que estou em contagem decrescente até o dia 2 de Março, dia em que deixo a India rumo a Aveiro/Madeira, esse entusiasmo é cada vez maior. A segunda boa notícia é que tenho, finalmente, um fogão a que se pode chamar de fogão! Acabaram-se as chatisses com a máquina infernal alimentada a querosene. Chegou tarde, mas chegou!

Voltamos já a seguir ao intervalo com mais fotos :P

sábado, 16 de janeiro de 2010

Os pararazzi sairam à rua!


Finalmente, descanso!

siempre duerme este tio!!

"-Onde é que já se viu um restaurante sem um bom prato de erva fresca?
-Oh querida espera, também não precisavas ser mal educada com o empregado..."








quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Agora é a minha vez de ser visitado!

Depois de mais de 24h sem me dar notícias eis que finalmente recebo uma chamada do Luca a dizer que me esperava na estação de autocarros. E agora toda a situação muda de figura, chegou a altura de aproveitar ao máximo o que Goa tem para oferecer e por de lado todas as dificuldades e preocupações que me acompanharam até agora. É muito bom ter companhia aqui em casa (sim porque entretanto a Thais desistiu do trabalho, saiu daqui de casa e tinha ficado novamente a viver sozinho), e melhor ainda com um grande amigo como o Luca, com quem já bons momentos em Espanha, Itália, Portugal...e agora Índia! Contem com muitas e boas fotos ;)




sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

É assim a Índia:

Já andaram de rickshaw?

Então é mais ou menos assim:

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Culpado!

Ter um blog até é engraçado, e tem as suas vantagens especialmente na minha situação em que estou longe de casa e assim posso ir dando notícias ou até partilhar estas pequenas verdadeiras aventuras que vou tendo no dia-a-dia, coisas tão simples como sair de casa para ir ao "mercado" comprar fruta ou qualquer coisa para lanchar. E poupa-se trabalho pois para aqueles que a qualquer momento se sintam curiosos com a minha vida cá na Índia, ou queiram simplesmente saber se ainda estou vivo (:P), basta uma ida ao blog para ficarem actualizados, então evitam-se muitas perguntas "da praxe"e de estar a repetir-me 59 vezes sempre que alguém vem falar comigo no messenger. Também é bom saber que desse lado estão interessados no que escrevo e isso nota-se nos comentários que vão deixando, ou até mensagens que recebo no telemóvel como "vi aquela foto de Macau no blog, tava muito fixe!". E ainda bem que assim é, este blog é mesmo para vocês! Mas por outro lado ter um blog é quase como ter mais uma responsabilidade, existe uma pressão psicológica constante na nossa cabeça que nos leva a querer contar tudo o que fazemos, vemos, sentimos... é como ter um trabalho de casa por fazer num fim de semana, e que temos que entregar na segunda-feira. Então é preciso haver tempo, e quando há tempo é preciso que haja disposião para tal. Queremos contar tudo, mas nem sempre temos a câmara connosco, nem sempre nos lembramos das coisas...e sentimo-nos culpados por isso! Geralmente o desejo que tenho é que os meus olhos pudessem servir de câmara para poder registar cada momento, não tanto para poder guardá-los para mim mas para poder partilhá-los. Porque é mesmo assim, é tudo tão diferente aqui que somos obrigados a mudar os nossos hábitos de vida e até de pensar, de outro modo seria impossível uma adaptação à cultura local. Se bem que estou convencido de que, por mais que eu queira "infiltrar-me" e passar despercebido na rua, serei sempre encarado como mais um turista, e mesmo que não o fosse as diferenças culturais são tão grandes que nunca me sentiria totalmente adaptado a este estilo de vida, há uma série de hábitos que simplesmente recuso-me a adoptar, e um exemplo simples é o caso do lixo que já retratei aqui, ou a questão da higiene, ou falta dela. Este modo de vida a que eu gosto de chamar "simplista" tem os seus pontos positivos (se bem que não gosto de julgar de bom ou mau, depende da interpretação de cada um), existe um sentimento muito forte de bondade e de ajudar o próximo, e uma sensação de segurança que nunca tinha sentido antes. Mas como em tudo, existe sempre o outro lado da moeda, como qualquer outra sociedade esta também não será perfeita certamente. Acho que no fim é tudo uma questão de estarmos à vontade ou não com tudo isto, mas para quem vem de tão longe onde as coisas são tão diferentes...

domingo, 3 de janeiro de 2010

4 dias em Macau

A Carol já fez o favor de os resumir de forma tão perfeita, que não faz sentido estar aqui a repetir. Sigam então este link.