terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mãe estou em Macau!


Edifícios com mais de 3 andares, muita luz e caixotes do lixo em cada esquina, uma realidade completamente diferente. Só algumas horas juntos, muitas gargalhadas e parece que voltou tudo ao que era :D

domingo, 27 de dezembro de 2009

Que preguiça!

Desta vez não tenho desculpa, é mesmo por preguiça que não tenho dado notícias :s E lá se passou mais uma semana, o trabalho não foi muito mas por outro lado também não se passou nada de especial, acho. É verdade, foi o Natal, quer dizer mais ou menos! Foi mesmo um dia normalíssimo, passado a comer e a ver televisão. Ainda bem que assim foi, passou despercebido eheh. Mas no dia 25 à noite até fizemos uma espécie de jantar de Natal de trabalho, juntámos algumas pessoas e alguma comida e foi um convívio porreiro, menos mal. Até recebi uma prenda bem recheada, um cabaz de açúcar em dose industrial disfarçado de rebuçados e doces tradicionais eheh, é deste que os dente se vão! E é já amanhã o tão esperado dia, começo a viagem até Macau. Serão quase 30 horas em viagem, autocarro, 2 aviões e um ferry-boat, é o que me espera até o destino. Esperei tanto por este dia que nem parece ser já amanhã. Agora que penso serão quase tantas horas a viajar quantas as que vou passar lá! Mas vai valer cada minuto :D Então até daqui até Macau :P

domingo, 20 de dezembro de 2009

Work in progress..

Decidi meter mãos à obra e melhorar o logo da Lotus, produtora de video que faz o contacto Goa e com a qual estou a trabalhar no video promocional para a empresa Reira Group.
Digam de vossa justiça se realmente melhorou! lol

Eis o logotipo actual:



Eis a minha proposta:


Aqui está a animação "feita em cima do joelho" que vai iniciar o próximo "Contacto Goa":


Last but not the least, uma animação com o logo da Reira Group, uma espécie de identidade da empresa. Ainda não é a versão final certamente, há sempre alguma coisa a melhorar. Gosto de dizer que é uma espécie de 20th Century Fox-versão rasca ahah:


Nunca o Natal foi tão quente!

Vejo as notícias da Europa de vez em quando e só falam em mau tempo, neve, frio...E eu aqui a dormir de janela aberta e com a ventoinha ligada. Quando ao Natal, quase que nem se ouve falar, e sinceramente até prefiro assim. Ano após ano é sempre a mesma coisa, Mariah Carey e George Michael na rádio, a mesma música de Natal passada vezes sem conta onde quer que se vá quando falta mais de um mês ainda, incentivos ao consumismo para onde quer que se olhe... Por um lado é bom estar longe de tudo isto, mas claro que não é fácil estar longe de casa. Este Natal deve passar bem ao lado este ano, mas também não é sempre...

E já se passaram 3 meses...

Faz hoje 3 meses desde a minha chegada a Goa, e devo dizer que apesar de todas as dificuldades que atravessei, e algumas que ainda estou a tentar resolver, o tempo até passou depressa! Mas as coisas melhoraram bastante, embora continue ocupadíssimo com vários trabalhos e com pouco tempo para mais que isso, conformei-me com a situação e até aprendi com isso. Já ganho o suficiente para fazer face às despesas do dia-a-dia e além disso vou fazendo alguns trabalhinhos na minha área, o que é muito bom. A minha motivação neste momento é adiantar o máximo de trabalho que conseguir e poupar ao máximo. Vou aproveitar agora estes dias 5 em Macau e em Janeiro, quando receber cá o Luca (grande amigalhaço italiano) tentar viajar um pouco por Goa e visitar um monte de sítios que quero ver desde que cheguei.

Mas é engraçado olhar para trás, para os meus primeiros dias cá, para a forma como encarava o dinheiro e como isso se alterou durante estes 3 meses. Numa conversa de café o Nuno já me tinha alertado “Tu aqui não podes pensar mais na conversão do euro, e que tudo parece barato, tens que pensar apenas em rupias.” Percebi o que ele queria dizer mas não compreendia na altura a total dimensão da coisa. Agora sim, lembro-me de compras que fiz que agora me parecem um luxo. Tudo me parecia tão barato, então não fazia muita selecção no que consumia. A partir do momento em que terminaram os euros, e comecei a depender apenas do (mísero) salário que me pagam cá, as coisas mudaram de figura. Mas entretanto os hábitos mudaram, bastante. O que não quer dizer que a qualidade de vida tenha baixado, acho que pelo contrário. Com o tempo começamos a descobrir onde comprar melhor e mais barato. No que diz respeito à alimentação penso que tem sido bem saudável, já que maioritariamente como pratos vegetarianos, como toda a gente aqui. E o facto de neste momento estar a pesar mais do que em toda a minha vida, só comprova isso :)

Agora estes 2 meses e meio que faltam acredito que vão passar a correr, e daqui a nada estarei em casa novamente.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Finalmente com companhia em casa


Chama-se Thais, é brasileira, e vai ficar aqui em casa nos próximos meses. Tal como eu foi praticamente deixada por sua conta aqui em Goa pela Aiesec, andou aí meio perdida no primeiro dia, passou por um mau bocado, não gostou nada do sítio para onde vai trabalhar e muito menos da casa onde ia ficar. Então veio cá parar, e eu soube apenas uma hora antes! Mas já está mais animada, eu também tenho ajudado no que posso. Está numa situação delicada, no primeiro dia de trabalho queria já desistir do mesmo pois não era nada do que estava à espera, e foi-lhe dito que se rejeitar o trabalho poderá ser obrigada a voltar a casa! Neste momento estão a tentar resolver a situação, acredito e espero que tudo se resolva da melhor forma. Ela é muito fixe e até agora tenho me dado super bem com ela, depois de 2 meses já me tinha habituado a viver sozinho e conformei-me com a situação, mas é bem melhor agora com companhia cá em casa :D

Sim continuo vivo!

Até parece mentira que já se passaram 10 dias desde a última vez que escrevi aqui no blog, e não foi por não se ter passado nada de interessante, esta última semana até foi bem agitada! Muito trabalho, para compensar a semana do IFFI, então o tempo livre tem sido bem pouco. Além disso têm acontecido algumas coisas boas, o que também ajuda muito a levantar o ânimo! Quando aqui cheguei foi me “prometido” que se fizesse bem o trabalho que me era pedido (a catalogação de livros) e se mostrasse força de vontade e motivação para isso, ser-me-ia dada a oportunidade de trabalhar naquilo que mais gosto, na área do audiovisual. Pois é com muita satisfação que digo que a promessa foi cumprida e que já andei aí a fazer umas coisitas, um logótipo e duas animações em vídeo, uma destas animações foi me pedida para iniciar o próximo programa do Contacto Goa, que irá para o ar na próxima terça-feira, 22 de Dezembro, na RTPi. Não ficou nada de especial porque também foi feito com pouco tempo e um bocado “em cima do joelho”, mas o resultado até ficou engraçado e o mais importante é que serviu o propósito. A outra animação é suposto ser uma espécie de identidade de uma empresa, parte integrante de um vídeo promocional (10 a 15 minutos) que estou a preparar para essa mesma empresa e por cuja produção/realização/montagem estou agora responsável. Este último trabalho valeu-me uma grande recompensa, poder visitar uma grande amiga (já é mais como uma irmã!) a Macau! Foi-me oferecida a viagem de avião até Hong Kong, que vai acontecer já no dia 29, e de volta no dia 2 de Janeiro. Por isso bons dias se aproximam :D Em 28 anos será o primeiro Natal/fim de ano passado longe de casa, por isso vai ser muito bom fazer a passagem de ano com a melhor amiga do mundo :)

Tenho pena de não poder mostrar nenhum destes trabalhos por enquanto, mas assim que a velocidade da internet o permitir coloco-os aqui ;)

sábado, 5 de dezembro de 2009

Terminou o IFFI (International film Festival of India)


Depois de muitas horas passadas em frente ao grande ecrã, e de ter visto cerca de 20 filmes e muitas mais curtas metragens e documentários, o IFFI teria naturalmente que chegar ao fim. E de que forma, um grande filme de Pedro Almodovar a fechar o evento com sessão múltipla em simultâneo nas várias salas! "Abrazos rotos", ou "Broken embraces", proporcionou uma despedida em grande. Mas o IFFI não é só filmes, docs e curtas, pelo meio tive a felicidade de assistir a videos de animação clássicos indianos, assisti a palestras e debates sobre a censura no cinema na Índia, produção de voz para animação, etc, e participei em várias sessões duma iniciativa que considero única e super interessante. Chama-se "meet the director" e consiste numa conversa informal e aberta a todos os presentes, não é todos os dias que temos a oportunidade de perguntar como foi feito certo plano e que tecnologia/técnica usaram.

Eis os filmes que aconselho, por ordem de preferência:

Klass (the class) - Estónia
Abazos rotos (broken embraces) - Espanha
Goodnight Irene - Portugal
Entre les murs (the class) - França
La strategia degli affeti (schemes of affection) - Itália
Tempos de paz - Brazil
Gamgma napiri (the other bank) - Giorgia/Cazaquistão
Sono viva (i´m alive) - Itália
The time that remains - UK, Itália, Bélgica, France
7 days in slow motion - Índia
El dia (the day) - México

Bons filmes!

Ainda sobre o casamento hindu

O casamento hindu celebra-se durante 5 dias, então hoje (Domingo) haverá um almoço com a família e amigos que, suponho, será o último dia da celebração. E sim, fui convidado :D Foi um convite inesperado, mas muito bem vindo! Apesar de ser Domingo levantei-me às 7 da manhã pra ir jogar futebol xD Chegar a casa todo roto e ser convidado para almoçar é super reconfortante!

Por falar em realidades diferentes...

A estação de correios mais próximo da minha casa:

Lá dentro:

A minha tão esperada encomenda à espera de ser levantada:

A auto-estrada de Goa:

Senhoras e senhores, apresento-vos a minha máquina de lavar roupa! Capaz de atingir as 120 rotações de braço por minuto, dependendo da hora do dia :P

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O casamento hindu


Bem mais colorido e animado que os casamentos a que estamos acostumados na religião católica, uma cerimónia demorada (várias horas) com uma série de rituais pelo meio. Foi muito interessante assistir ao vivo, não vou entrar em pormenores pois eu próprio não sabia exactamente o que estavam a fazer na maior parte do tempo. Mas em conversa com um amigo do noivo que conheci durante a cerimónia foi-me dito que este é um casamento tradicional hindu, onde a união entre os dois é combinada pelas duas famílias. Estas duas pessoas conheceram-se apenas há um mês atrás, onde cada um concordou com o casamento que
a família "arranjou". Fiquem então com algumas fotos, podem vê-las todas no meu
Acho que esta imagem logo no início da cerimónia espelha bem a situação.


Sou só eu ou ela não parece muito satisfeita?


A banda de serviço.


Vá, juro que não vim pela comida!...mas comi tanto xD

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vou a um casamento!


Fui convidado para o casamento da irmã do senhorio, é amanhã. Claro que não vou falhar, sim vai haver comida grátis e muita música lol, mas sendo um casamento hindu estou bastante curioso com toda a celebração. Fiquem atentos!

Mãe estou na tv

No decorrer do IFFI (International Film Festival of India) fui entrevistado por um jornalista para dar a minha opinião sobre o comportamento dos seguranças no recinto, parece que no dia anterior houve um desentendimento entre os seguranças e alguns jornalistas então basicamente o que eles pretendiam era ter alguém a falar mal do sistema de segurança para depois passar na tv. Por acaso no dia anterior tinha desistido de ver um filme devido ao tempo que estava a demorar para entrar, depois de me revistarem várias vezes acabaram por não me deixar entrar por ter o portátil na mochila, agora já sei que posso deixar a mochila num sítio próprio mas na altura não me explicaram isso adequadamente. Então lá dei o meu testemunho, mas pensei que não tivesse grande importância e que fosse um canal daqueles indoor que apenas transmitem dentro do recinto. Mas pelos vistos fui visto em toda a Índia, várias vezes, e devo ter sido a única pessoa que não vi a notícia pois já várias pessoas me vieram falar nisso :s É que desde que estou cá quase não vejo televisão, apesar de ter tv em casa só esta segunda feira, 2 meses depois, é que me instalaram tv por cabo. Até então era apenas um objecto a ocupar espaço e a contribuir para que o quarto fizesse menos eco xD

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Conhecer o leitor!

Não é todos os dias que conhecemos um fã do "mãe estou na india", e ontem foi um desses dias. O Sr Pereira é Goês, foi para Portugal durante o Estado Novo, entretanto passou por Angola e actualmente vive no Porto. Está cá em Goa de férias até Fevereiro, a última vez que aqui esteve foi já há 5 anos. Tem sido um leitor atento deste blog e fez questão de combinar uma "conversa de café" comigo onde trocámos impressões e também algumas experiências de vida. Sem dúvida um dia diferente e agradeço ao Sr Pereira e à sua simpática família por ter proporcionado este convívio tão peculiar! É bom saber que o blog é motivo de interesse, e não apenas para a família e amigos. Infelizmente o encontro foi marcado com pouca antecedência e não tinha a câmara comigo, por isso não há registo fotográfico, mas fica prometido para a próxima!